quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Renovo



De repente, você me acorda, com aquele vento suave que me lembra que é quarta-feira. Levanto de súbito, com uma mistura de moleza e pressa, mas contente sabendo que estás ali comigo. Escovo os dentes, tomo um banho rápido, coloco uma roupa. Dou bom dia para a gata, que cisma em me querer ao seu lado pra comer. Saio e me deparo com o sol brilhando lá fora, como na maioria dos dias. As flores estão mais bonitas, coloridas, mostram a riqueza que há num mundo que as vezes sinto que perdi o costume de admirar. Peço que me ensines a olhar cada esquina com olhos de turista. Ou de criança, onde além da curiosidade, há pureza. Pego meu carro até o ponto, como nos dias comuns. Espero o ônibus, que mesmo com meu atraso, ainda não passou e fico aliviada. Parto então para uma quarta-feira mais ou menos como as outras, mas com um sentimento diferente dentro do peito. Sei que ainda estás ali. No dia anterior, antes de dormir, lembrei de ti, mas tu não esqueces de mim um minuto sequer. E penso que esse relacionamento é o mais rico que tenho, pois quando meu peito dói e começamos a conversar, aos poucos me sinto mais leve, limpa. Quanto mais palavras sinceras te digo, quanto mais abro meu coração, menos peso permanece em mim. Obrigada. Os dias comuns, com disse o Josú outro dia, são maravilhosos. Claro que gosto de novidade, surpresas, mudanças. Mas nos dias comuns, não há grandes dores, nem pranto, ou doença, acidente, ou morte. A caminho do banco, me deparei com um fim de tarde de tirar o fôlego. Como é lindo esse cenário, que ainda que pareça o mesmo todo dia, se prestarmos bastante atenção, há sempre nuances no espetáculo diário. É preciso estar sensível a elas... Nos dias comuns,tenho as coisas simples, que me colorem o dia. Minhas cores são pessoas, abraços, elogios, sorrisos, o toque, o ônibus que chega, o filme que eu sempre quis ver, o meu livro preferido dentro da bolsa e algum tempo pra ler, esbarrar com alguem especial, conseguir terminar um projeto - ou andar um pouco com ele, matar alguma saudade, ter uma cama gostosa, um edredon fofo, e uma conversa contigo. Pra dizer, obrigada pelas coisas simples, pelos dias comuns, pelo vento com som de riso... E por fim, me deito de novo, normalmente com a cabeça cheia: problemas, afazeres, sonhos, planos, nostalgia. Então entrego, repouso, e quando falo um pouco mais, já nem sinto, já nem penso, já adormeço. De repente.

"Canto coisas simples
que alguem me contou
canto a beleza
que o olhar notou
canto o que eu não via
e o que pra mim se revelou
canto a alegria
sei pra onde vou"
CROMBIE

3 comentários:

  1. Ái Anamel, mais uma vez você me emociona! Nossa, me deu um aperto no peito, e uma vontade de sentir isso também!!!

    ResponderExcluir
  2. É bonito, é um olhar interessante, e uma coisa que falta na gente, no entanto! tem uma coisa que me dá nervoso!! você começa no tu e muda pro você! pq não começar direto no você?

    ResponderExcluir
  3. Rs, nem tinha reparado...Acho que é mesmo o caminho, que de inicio é mais distante, e com a relação de intimidade, vai virando você. =)

    Mas juro que foi sem querer!

    ResponderExcluir